Neuroendoscopia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Com tecnologia extremamente avançada a medicina veterinária está pronta  para evoluir suas técnicas cirúrgicas em pequenos animais e animais silvestres. Através de experiência associada a tecnologia de ponta, médico veterinário consegue acessar o parênquima cerebral das mais diversas espécies através de endoscópio. O nome do procedimento na área é neuroendoscopia.

Após investigação minuciosa em todo o quadro de saúde de seu paciente, exames de imagem como por exemplo ultrassonografia transcraniana, tomografia computadorizada ou ressonância magnética auxiliam o cirurgião veterinário neurologista a acessar as mais diversas alterações no sistema nervoso central animal.

Foto: Procedimento cirúrgico de craniotomia para acesso com endoscópio.

O exame de neuroendoscopia nada mais é que o acesso ao parênquima cerebral através de cirurgia minimamente invasiva com aparelho endoscópico apropriado a cada raça e espécie animal. O objetivo da cirurgia também define a espessura do endoscópio e seus acessórios.

Após procedimento de craniotomia  definido pelo médico cirurgião, ocorre o ponto inicial  de entrada do aparelho endoscópico. Imagens em tempo real são obtidas durante o estudo neuroendoscópico e a medida que o médico procede na retirada de tumores, cauterização de vasos e  drenagens de líquidos intracranianos uma documentação vai sendo elaborada.

A medicina veterinária já possui uma área muito concisa no mercado pet, a neurologia veterinária.  Com abundante acesso aos meios de comunicação, os tutores cada vez mais optam por procedimentos minimamente invasivos e estão totalmente corretos!

Foto: Dra. Marcelle Cabanelas, primeira turma especializada na área endoscópica e de cirurgias minimamente invasivas do Brasil.ANCLIVEPA – SP.

As vantagens alcançam desde a redução do tamanho da incisão, até a contribuição de um pós-operatório rápido e menos doloroso, reduzindo assim, o risco de complicações. Um estudo totalmente avançado com imagens tridimensionais são armazenadas.

As janelas de acesso do endoscópio e os protocolos de execução deste exame pelo profissional especializado como a Dra. Marcelle Cabanelas, que se especializou pela ANCLIVEPA SP, são através de 3 acessos: transcraneal, intranasal e intraventricular. O acesso transcraneal ocorre uma abertura no osso do crânio do paciente na topografia em questão. O acesso intranasal ocorre o acesso do endoscópio através das narinas e o acesso intraventricular possuem objetivo de atingir os ventrículos.

Foto: Acessos do aparelho endoscópico. Acesso transcraneal, intraventricular e intranasal.

O bem estar animal é nosso principal objetivo. Através de técnicas inovadoras e com ciência, nossos melhores amigos cada vez mais podem contar com uma medicina eficiente e tecnológica.

Gostou do texto? Leia outros no meu Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia. Você também pode ver meus conteúdos em forma de vídeo, no meu canal do Youtube.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp