Papo de veterinário: Qual área da imagem veterinária devo escolher?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Endoscopia, tomografia, ressonância, raio-x, ultrassonografia… Existe um leque considerável de opções para aqueles que decidem trabalhar com a imagem diagnóstica veterinária. Todas essas vertentes são essenciais na rotina clínica. No texto de hoje abordaremos algumas delas para tentar auxiliar quem ainda não decidiu qual caminho seguir.

O primeiro passo é estabelecer o quanto você pode investir, já que algumas dessas áreas necessitam de um investimento para adquirir os equipamentos para a sua realização. Esses equipamentos contam com tecnologia de ponta e podem não ser tão acessíveis a todos. 

Na Ultrassonografia, por exemplo, é necessário um investimento mais elevado para poder utilizar o Doppler, que permite realizar uma avaliação vascular. Outro exemplo é a endoscopia, que conta com óticas cada vez mais avançadas, proporcionando imagens ainda melhores em todo o trato gastrointestinal. 

Por isso, o fator financeiro deve ser levado em conta, já que além de obter o maquinário necessário, é fundamental manter a manutenção do mesmo.

É importante destacar que essas áreas andam juntas. Muitas vezes uma lesão é encontrada por uma endoscopia e para parâmetros cirúrgicos é realizada uma tomografia na sequência. Não há competição entre as áreas. 

Outro ponto que é necessário analisar é o do seu perfil. Você prefere se locomover para atender os seus clientes? Nesse caso, a radiologia e a ultrassonografia podem ser mais adequadas. Se você é mais do tipo que prefere ficar em apenas um ambiente, como clínica ou hospital, a tomografia pode se encaixar melhor com o que você busca. 

Se você tem uma facilidade para escrever de maneira detalhada, lidando com laudos e relatórios, as partes de tomografia e ressonância podem ser mais adequadas. A teleradiologia é uma outra possibilidade, com uma crescente demanda no mercado, inclusive. 

Há também o investimento intelectual que deve ser realizado. Os tutores possuem muitas ferramentas para verificar se o trabalho está sendo feito da maneira correta. É muito importante buscar uma escola adequada, uma especialização bacana, com muitas horas de residência. 

Gostou do texto? Leia outros no meu Blog e siga-me nas Redes Sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia. Você também pode ver meus conteúdos em forma de vídeo, no meu canal do Youtube.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp